Galerias

O corpo e suas classificações: DSM, Fenomenologia e Psicanálise

O LABTRANS UFMG e o Centro de Estudos Galba Velloso receberam no último dia  29/10/14, no Instituto Raul Soares,  Antonio Teixeira (UFMG) e Vitor Américo (CEGV) para debaterem o tema “O corpo e suas classificações: DSM, Fenomenologia, Psicanálise”. O evento faz parte da série de seminários “Psicologia e psicanálise: O corpo e suas parcerias”.

Confira alguns momentos do evento:

Anúncios

As bordas da boca (prover alimento)

As bordas da boca (prover alimento)
Grafite s/ papel, 21x28cm. Artista: Olivia Loureiro Viana
2012/2013

Esse trabalho consiste em uma série de desenhos em grafite sobre papel feitos a partir de fotos de celular, tiradas em refeições que partilhei com minha mãe.

Foram feitos 70 desenhos em um caderno. São expostos 20 desenhos enquadrados em caixas de madeira crua. Em todos os desenhos selecionados, o olhar da minha mãe se volta para os lados ou para baixo, jamais para mim.

Nesse trabalho, retrato minha mãe, que me nutre física e emocionalmente e que demonstra seu cuidado através da comida, em momentos que alimenta a si mesma.

As bordas da boca (prover alimento) busca abordar a oralidade, a alimentação e a boca como ponto de oposição e encontronentre o delicado e grotesco, a figuração e a desfiguração, a sensualidade, a rejeição.